Iglesia Adventista de la Promessa

19 Diciembre 2008
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1. A BÍBLIA SAGRADA – A PALAVRA DE DEUS
Conforme Is 36.16, cremos que a Bíblia Sagrada é o livro do Senhor. Inspirada, Revelada e Iluminada pelo Espírito Santo, foi produzida por homens santos, II Tm 3.15-17, II Pd 1.20-21, Rm 15.4.
É verbal: Provenientes de Deus: O Testemunho de Jesus: Mt 5.17-18; Jo 10.34-35; Mt 22.43-45. Os textos são inspirados: II Tm 3.16, Ex 24.4, Is 30.8, II Sm 23.2, Mt 4.4,7; Lc 24.27,44; I Co 2.13; Ap 22.19. A Bíblia diz que suas palavras vieram da parte de Deus.
É plena: Todas suas partes são inspiradas. II Tm 3.16; Rm 15.4.
É autoritativa: Sua inspiração lhe concede autoridade. Jo 10.35; Mt 4,7,10-15, 22.29; Lc 16.17. Sua autoridade é divina.
É inerrante: Não contém erros. Hb 6.18; Jo 17.17.

2. A CRIAÇÃO E A TRIUNIDADE DIVINA
Cremos que a criação de todas as coisas, inclusive do homem, foi obra das mãos de Deus, Gn 1.1, 26, revelado, nessa ação, pela Divindade Jo 1.3; Hb 1.2; Jó 33.4; Sl 104.30. Cremos na Triunidade Divina: Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus único, revelado nas três pessoas da Santíssima Trindade, Jo 1.18; 15.26; Mt 28.19; 2 Co. 13.13.

3. CRIAÇÃO, QUEDA E RESTAURAÇÃO DO HOMEM
O homem saiu perfeito das mãos de Deus, mas, pelo livre arbítrio, pecou pela transgressão da ordem divina, no Éden, Gn 1.26-27; 2.16-17; 3.1-6, 17-19. Ali mesmo, Deus deu ao homem a promessa da redenção, Gn 3:15. Essa Promessa divina cumpriu-se em Jesus, o Redentor prometido e enviado ao mundo, para remissão do pecador, Lc 19.10; At 5.30-31.

4. JESUS: "MEDIADOR E SALVADOR"
Cremos que Jesus, o Filho de Deus, foi enviado ao mundo para cumprir a divina promessa da redenção. Morrendo na cruz pelos nossos pecados, como Cordeiro de Deus, Jo 1.29, tornou-se nosso único Mediador e salvador, Jo 14.6; I Tm 2.5; Lc 2.11; Jo 4.44.

5. ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO
São os dois passos decisivos para o Pecador que aceita Jesus como Salvador e Senhor de sua vida. Em virtude de a pregação de Jesus ser um chamado ao arrependimento, Mc 1.15, Pedro no Pentecostes, começou o seu diálogo com a multidão falando da necessidade desse arrependimento, At 2.38, cujo resultado é a conversão que é fruto do Espírito Santo, capaz de levar o arrependido a mudar a direção de sua vida, do caminho da morte para o caminho da vida eterna, At 3.19; 26.18-20; I Ts 1.9.

6. O BATISMO DO ARREPENDIMENTO
Cremos que o batismo é a porta de entrada à comunhão da igreja. Deve ser realizado na forma de imersão, para cumprir o seu simbolismo, Mt 3.6, 16; Rm 6.3; Cl 2. 12, e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Mt 28:19.

7. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Cremos no batismo no Espírito Santo, como promessa anunciada, Is 44.3; JI 2.28-30, como promessa confirmada, Mt 3.11; Lc 24.49; At 1.5, como promessa cumprida, At 2.1, 33. Essa bênção divina não se limitou ao Cenáculo, mas acompanhou a Igreja de Deus e chegou até nós, At 2.39, 10.44-46, 19. 1-6. Cremos, também, que as línguas estranhas são o sinal do batismo no Espírito Santo, como referidas nos testos acima, I Co 14.2.

8. DONS ESPIRITUAIS
Cremos nos dons espirituais como dádiva divina á igreja de Deus. Cremos que eles operam para aquilo que for útil quando o Espírito Santo quer, I Co 12.7, 11. Conforme a relação de 1 Coríntios 12. 8-10, são nove os dons espirituais: 1) Palavra da sabedoria, 2) Palavra do Conhecimento, 3) A Fé, 4) Dons de Curar, 5) Milagres, 6)Profecia, 7 ) Discernimento de Espíritos, 8) Variedades de Línguas e 9)Interpretação de Línguas. Esses dons são, portanto, obra exclusiva do Espírito Santo, I Co 12.11, e se manifestam para a edificação da igreja, II Co14.12.

9. ORDENANÇAS INSTITUÍDAS POR CRISTO
Cremos nas ordenanças como cerimônias religioas-espirituais, dados por Cristo à sua igreja. São elas: O Batismo por imersão, Mt 3.1, 6; Jo 3.23, e a Ceia do Senhor, Lc 22:19-20; I Co 11.23-25; 10.16. Deve fazer parte da cerimônia da Ceia, o Lava-Pés, como instituído por Jesus, Jo 13:4-17.

10. REVERÊNCIA ÁS COISAS SANTAS
A reverência é uma atitude de profundo respeito do ser humano às coisas santas. O crente deve reverenciar: a Deus, Ec 5.1; I Tm 3.15. Tudo deve ser feito em respeito à palavra de Deus, Lv 27. 28-32.

11. A SÃ DOUTRINA
Denomina-se sã doutrina o conjunto de doutrinas bíblicas. Há muitos ensinos religiosos que configuram heresias e doutrinas estranhas; por isso, a sã doutrina deve ser a prova da verdade. Com base nisso, o próprio Jesus citou doutrinas de homens, Mc 7.7, e o autor da carta aos Hebreus lembra que há doutrinas estranhas, Hb 13.9. Nesse sentido a sã doutrina existe para colocar a verdade eterna na sua real posição, Tt 1.9; I Tm 1.10.

12. SANTIFICAÇÃO NO PORTE E NA CONDUTA CRISTÃ
Cremos que o crente em Jesus torna-se "nova criatura”. A partir daí, sua maneira de viver, referente ao porte cristão e à conduta do caráter, deve refletir Cristo na vida da pessoa. As formas velhas do procedimento mundano não se coadunam mais com a mente renovada pelo santo evangelho. Em todas as circunstâncias da vida, o crente deve ser luz para não produzir escândalos, Fp 2.15; I Co 10.321; I Pe 3.2-4.

13. ABSTINÊNCIA E TEMPERANÇA
Cremos na lei que regula o direito aos alimentos permitidos e declarados limpos, especialmente no que se refere às carnes, conforme o capitulo 11 de Levíticos. As referências às coisas imundas passam por toda a Bíblia, para orientar os fiéis na obediência à Palavra soberana de Deus. Jó 14.4; Is 65.4; 66.17; II Co 6.17 e Ap 18.2.

14. A ORAÇÃO E SUA EFICÁCIA
Cremos que a oração é o meio de o crente falar com Deus. É na oração que ele agradece, louva e suplica ao senhor, que lhe responde, o que é maravilhoso e benéfico ao crente que ora com fé naquele que tudo pode, Sl 69.13; Is 59.7; I Rs 18.36-38.
Embora a oração possa acontecer em várias circunstâncias e em momentos diferentes, Is 38. 2-5; Jn 2.1, adotamos, para os trabalhos regulares e oficiais, a oração de joelhos, como forma de adoração e reverência, e em conjunto, Fp 2.10; Rm 14.11; At 20.35-36; At 1.14; 12.5.

15. CURA DIVINA
Cremos que Jesus pode curar as enfermidades, pois é promessa de sua palavra, Mc 16.18; At 4.30; Tg 5.16. A cura divina pode ser alcançada pela imposição das mãos, Mc 16.18, pela oração confiante, Tg 5.16, e pela unção com óleo, Tg 5.14, ministrada pelo pastor ou pelo presbítero. Há casos em que se manifestam os dons de curar I Co 12:9.

16. OS DEZ MANDAMENTOS
Cremos que a lei moral, contida nos Dez Mandamentos, deve ser observada pelo crente em Cristo Jesus, Ec 12.13; Rm 2.13. Cremos que a Lei é eterna e não findou na cruz do Calvário, Mt 5.17; Sl 7-8. Ao contrário do que muitos ensinam a morte de Jesus na cruz não anula a obediência aos seus ensinamentos. Dessa forma, a guarda aos dez mandamentos é a prova de que amamos a Deus, Jo 14.21; 15.10; I Jo 2.4; 3.24.

17. SÁBADO, DIA DE REPOUSO
Cremos que o sábado é o dia de repouso cristão, que foi abençoado e santificado por Deus, na criação, Gn 2.2. Na entrega da lei, no monte Sinai, o sétimo dia, denominado sábado, aparece como o dia abençoado e separado para o repouso do povo de Deus, Ex 20:8-11. A semana permanece, portanto, como formada na criação, composta por sete dias; logo, o sétimo continua sendo o dia de repouso. Em toda a Bíblia, não há nenhuma menção de mudança do dia de sábado para outro qualquer. Jesus confirmou a bênção da criação, dizendo: O Sábado foi feito por causa do homem, Mc 2.27, o que equivale a dizer: enquanto o homem existir sobre a face da terra, o sábado lhe será o dia de repouso.

18. DISTINÇÃO DAS LEIS MORAL E CERIMONIAL
Cremos que há distinção entre a lei moral e a lei cerimonial. A lei moral é composta por Dez Mandamentos, Dt 4.13, e foi escrita pelo próprio Deus, em duas tábuas de pedra, Ex 31.18. É chamada de lei perfeita, Sl 19.7, lei da liberdade, Tg 2.12, lei de Deus, Rm 7:22 e 25, a verdade, Sl 119.142; não é sombra, porque é chamada lâmpada e luz, Pv 6:23; foi guardada dentro da arca, que por sua vez, estava no lugar santíssimo do Tabernáculo, Ex 25.10-22; Lv 16.2. A lei cerimonial contém todas as instruções referentes ao trabalho do santuário, e, por ordem de Deus, foi escrita por Moisés em um livro, Dt 31.24, guardada fora da arca, ao seu lado, 25-26. Todos os regulamentos religiosos e festivos de Israel estavam nessa lei, que, por isso, é chamada lei de ordenanças, Ef 2.15; Cl 2.14-16. Era considerada sombra das coisas futuras, Cl 2.17; Hb 10.1; portanto, não se confunde com a lei moral. As duas aparecem nitidamente separadas, em I Co 7.19.

19. MANUTENÇÃO DA OBRA: "DÍZIMOS E OFERTAS"
Cremos que o dízimo é uma determinação legal a todos os filhos de Deus. Foi instituído para a manutenção do ministério eclesiástico, Lv 18.21, como ordena a Bíblia: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, Ml 3.10. O dízimo representa a décima parte dos proventos da pessoa. Dessa forma, o crente que é fiel entrega o dízimo em obediência à Palavra e numa forma de louvor e agradecimento a Deus. Já as ofertas são voluntárias, uma vez que o crente contribui segundo suas condições e o seu coração, II Co 9:7.

20. SUBMISSÃO ÀS AUTORIDADES E LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
A Bíblia determina que haja submissão, por parte dos crentes, às autoridades seculares, Rm 13.1-7, e às autoridades religiosas, Hb 13.7 e 17. A liberdade de consciência é um direito garantido a todo cidadão, pela Constituição Nacional. Isso garante ao Crente exercer a sua fé, sem constrangimentos ou censuras. A consciência cristã deve ser também, praticada e respeitada, Dn 3.12-18; At 21.37-40; 22.25-29.

21. O CASAMENTO, O LAR E A FAMÍLIA
Cremos que o casamento é a base e a segurança da família, pois um lar não é feito de pedras frias da casa (o edifício), mas, essencialmente, de amor, compreensão, respeito, comunhão e submissão, o que só se pode conseguir numa família legitimamente constituída sob as bases legais e sobre a benção do Deus eterno. Por isso Paulo aconselha que todo casamento seja realizado no Senhor, isto é, conforme a vontade de Deus, I Co 7.39.

22. O MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO
Cremos que o ministério eclesiástico começou em Cristo, na escolha dos doze discípulos e, depois, dos setenta, Mt 10.1-6; Lc 10. 1-2. A escolha e a ordenação passaram pelo ministério apostólico, seguindo, através da historia da igreja, até nossos dias, At 13.1-3; I Tm 4.14; Tt 1.5.Cremos que há na Bíblia, dois graus de consagração: diaconato e presbítero, At 6.1-6; I Tm 3.1,2 e 8-11; I Pd 5.1). Os títulos-pastor, missionário, evangelista e obreiro - dizem respeito à função e não ao oficio.

23. IMORTALIDADE CONDICIONAL
Cremos que o homem é mortal por natureza. Na morte, ele permanece em estado de inconsciência, Ec 9.5, 10; Is 38.18-19; Sl 146.3 e 4, e só voltará à vida pela ressurreição, Jo 5.28-29; I Co 15.51-54; I Ts 4.15-16, quando, então, os justos herdarão a recompensa e receberão a coroa da vida, Lc 14:14; II Tm 4.6-8. Só quem possui a imortalidade inerente é Deus, I Tm 1.17; 6.15-16.

24. O AXIOMA DA RESSURREIÇÃO
Cremos que Jesus morreu em uma quarta-feira e ressuscitou três dias e três noites depois, período que terminou no sábado, ao pôr-do-sol, exatamente 72 horas depois que fora deposto na sepultura, Mt 12.40; 28.1-6. Esse assunto é bastante extenso; por isso damos aqui apenas o resumo do que ele encerra.

25. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Cremos no advento de Cristo; por isso, somos adventistas. Jesus cumpriu seu ministério terreno, Jo 17.4, morreu e ressuscitou, subindo ao céu, de onde viera, At 2.23-24; Mc 16.9 At 1.9. Voltará, em sua segunda vinda, para buscar os redimidos, salvos por ele, Jo 14.3; Fp 3.20; Hb 9.28, e essa vinda será visível e pessoal, At 1.10-11.

26. A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Cremos na ressurreição dos mortos, como declara Paulo, em Atos 24.14: “Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos”. A ressurreição dos justos dar-se-á por ocasião da volta de Jesus, Lc 14.14; a dos ímpios, após o milênio, Ap 20.5. A morte, para o justo, é chamada de sono, pois ele acordará ao som da última trombeta, I Ts 4.14-16.

27. O MILÊNIO
Cremos que haverá um período de mil anos, chamado milênio, que acontecerá exatamente entre as duas ressurreições: começará com a ressurreição dos justos e terminará com a dos injustos, Ap 20.4-6. Durante esse período, a terra estará vazia e assolada, como o abismo, Jr 4.23-26; Ap 20.1-3. Os justos salvos estarão nos céus, Jo 14.1-3; Fp 3.20, ali realizarão o juízo dos ímpios e dos anjos maus, Sl 149.7-9; I Co 6.2-3; Ap 20.4. Findo o Milênio, os ímpios ressuscitarão, Ap 20.7, e logo, empreenderão, sob o comando se satanás, a última batalha deles contra o povo de Deus; mas serão destruídos pelo fogo eterno e se tornarão cinza sobre a terra, Ml 4.3; Ap 20.9-10. Jerusalém, a cidade eterna, será colocada na terra renovada para todo o sempre, Ap 21.1-7.

28. O JUÍZO FINAL
Cremos que todo ser humano passará pelo juízo divino, Sl 9.8; Ec 12.14, que será feito com base na santa e imutável lei de Deus, Ec 12.13; Tg 2.8-12. esse processo determinará qual seja a recompensa de cada um, Rm 2.5-8; II Co 5.10.

29. A EXTINÇÃO DO MAL
Cremos que o mal entrou no mundo através da transgressão de nossos pais, Gn 3.17-18, e que o pecado e a morte passaram para toda a humanidade, Rm 5.12. Com a Volta de Jesus, tudo se acabará neste mundo. Assim, a causa do mal será eliminada e os seus efeitos serão cessados, Ap 21.4; 20.1-15.

30. A NOVA TERRA: ‘‘LAR DOS REMIDOS”
Cremos que a nova terra será o lar eterno dos remidos do Senhor: promessa há, através da Bíblia, garantindo aos salvos esse lar de paz e vida eterna, Is 65.17-19; Is 35.1-10; II Pd 3.13; Ap 21.1; 22.1-5.
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa

hola hermano!
primero que todo que Dios te bendiga!
por siacaso, soy Chileno...y no entiendo mucho(segun lo que creo) el portugues...
aún así parte de lo que entendi lo encontre muy bueno!!!:D
...ojala que nos sigamos comunicando mas adelante...que Dios te bendiga!!!
Feliz sabado!...Martin => adventistaa7
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa

Hola meu irmão.

Infelizmente também não conheço muito do espanhol, muito embora achar uma escrita e uma língua extraordinária.

Será um prazer manter contato contigo.

Sou brasileiro. Moro em São Paulo. Já estive no Chile nas cidades de Santiago e Nacimento, um lindo país o seu. Parabéns.

http://www.portaliap.com/Portals/0/Missoes/doutrinal+espanhol.pdf

Neste link você encontrará algumas informações em espanhol do que postei no fórum.

FELIZ SÁBADO.
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa

Hola meu irmão.

Infelizmente também não conheço muito do espanhol, muito embora achar uma escrita e uma língua extraordinária.

Será um prazer manter contato contigo.

Sou brasileiro. Moro em São Paulo. Já estive no Chile nas cidades de Santiago e Nacimento, um lindo país o seu. Parabéns.

http://www.portaliap.com/Portals/0/Missoes/doutrinal+espanhol.pdf

Neste link você encontrará algumas informações em espanhol do que postei no fórum.

FELIZ SÁBADO.

Pois eu son galego, e vivo preto de Portugal (na fronteira) e sempre é un pracer ler nesa ligua irmá que é o portugues; non che podo decir que estou dacordo con todo o que puxiches na mensaxe anterior (non son adventista, son presbiteriano) sobre todo o que se refire as leis ceremoniais e o precepto do sábado... para o resto dos crsitiáns sábado no é igual que sabath, o sabath debe ser unha actitude de tódolos días, non so dun día a semana; e ademáis o domingo pode ser o sabath igualmente.
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa

A Igreja Adventista da Promessa (IAP) teve sua origem no dia 24 de janeiro de 1932, quando o pastor João Augusto da Silveira recebeu o batismo no Espírito Santo, depois de passar alguns anos estudando sobre este assunto. De lá para cá, progressivamente, a IAP foi buscando sua própria compreensão das Sagradas Escrituras, sendo que, desde muito cedo em sua história denominacional, reconheceu a Bíblia Sagrada como sua única regra de fé e prática. Na teologia ortodoxa fundamentou sua crença, tendo como inspirados somente os sessenta e seis livros que compõem o Antigo e Novo Testamentos. Não reconhece, portanto, nenhum outro escrito como divinamente inspirado e o princípio de “sola escriptura” da linhagem reformada é uma das colunas que fundamentam suas crenças.
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa

"¿Será un adventista tipo Pare de Sufrir importado del Brazil?"

A IAP crê nos dons espirituais conforme o pentecolstlismo clássico. Respeitamos, mas rejeitamos termimantemente a linha neopentecostal de algumas igrejas brasileiras.

Não somos adeptos de crenças como: demônios territorias, maldição hereditária, objetos sagrados que permeiam esta linha da igreja, não, definitivamente esta não é a liha da IAP, mesmo porque tais movimentos neopentecostais tem surgido no Brasil de 30 anos para cá e a IAP mantém sua convição há paroximadamente 80 anos.
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa

"Pois eu son galego, e vivo preto de Portugal (na fronteira) e sempre é un pracer ler nesa ligua irmá que é o portugues; non che podo decir que estou dacordo con todo o que puxiches na mensaxe anterior (non son adventista, son presbiteriano) sobre todo o que se refire as leis ceremoniais e o precepto do sábado... para o resto dos crsitiáns sábado no é igual que sabath, o sabath debe ser unha actitude de tódolos días, non so dun día a semana; e ademáis o domingo pode ser o sabath igualmente".


Olá amigo. Imenso prazer poder contactar contigo. Tenho amigos Presbiterianos aos quais respeito muito.

No que diz respeito à santidade do cristão em todos os dias da semana, certamente que é indiscultível seu posicionamento. Já no que diz respeito ao dia de adoração e descanso, no seu entender as Sagradas Escrituras ensinam que há um dia dentre os sete ou deve ser o sétimo dia?

Forte abraço meu irmão.
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa


Ni es una iglesia de la categoria 'Pare de sufrir' ni una iglesia adventista, es una comunidad cristiana sin profetizas y digna de mas confianza.
Tienen el mismo creo doctrinal de la Iglesia de Dios 7mo dia..
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa

Ni es una iglesia de la categoria 'Pare de sufrir' ni una iglesia adventista, es una comunidad cristiana sin profetizas y digna de mas confianza.
Tienen el mismo creo doctrinal de la Iglesia de Dios 7mo dia..

Prezado irmão, a Iglesia Adventista de la Promessa, aqui no Brasil, é uma igreja irmã da Iglesia de Dios 7mo Dia. Pertencemos ao Congresso Ministerial Internacional, que inclui as IDSD em todo o mundo e a IAP em todo o mundo a mais de 20 anos.
 
Re: Iglesia Adventista de la Promessa

A Igreja Adventista da Promessa entende que a guarda do sábado, sétimo dia da semana, é um dever de todo o homem.

Crê, prega e recebe o Batismo no Espírito santo, conforme experiência vivida pela igreja primitiva no Cenáculo, no dia de Pentecostes.

Desta forma, a IAP é uma Igreja Adventista Pentecostal: "Adventista" por crer no vreve "advento" de nosso Senhor Jesus Cristo nos ares para arrebatar a sua igreja e "Pentecostal" por sua crença no derramamento do Espírito Santo, num Cenáculo, aos irmãos da igreja primitiva, no Dia de Pentecostes.